

Dia 7 - A Razão de Tudo
“ O Senhor criou todas as coisas para os seus propósitos” (Provérbios 16.4)
Tudo é para Ele.
O Objetivo fundamental do Universo é demonstrar a glória de Deus.
Essa é a razão pela qual tudo existe, incluindo você. Deus criou todas as coisas para a glória Dele. Não fosse a glória de Deus, não haveria nada.
Deus tem revelado sua glória ao ser humano em diferentes lugares e momentos da história. Revelou-a inicialmente no Jardim do Éden, depois a Moisés, no tabernáculo, no templo, por meio de Jesus e agora por intermédio da igreja.
A glória de Deus pode ser mais bem observada em Jesus Cristo. Ele, a Luz do mundo, revela a natureza de Deus. Graças a Jesus já não somos ignorantes a respeito de quem Deus realmente é. Jesus veio a este mundo para que pudéssemos entender completamente a glória de Deus. “ A Palavra se fez carne e habitou entre nós. nós vimos sua glória (...) uma glória cheia de graça e verdade” (João 1.14).
Deus possui uma glória inerente, porque é Deus, e ela faz parte de sua natureza. Não há nada que possamos agregar à Sua glória, assim como seria impossível aumentar o brilho do sol, mas somos instruídos a reconhecer a sua glória, honrar sua glória, declarar sua glória, louvar sua glória, refletir sua glória e viver para a sua glória. Por quê? Porque Deus é digno! Devemos a Ele toda a honra que pudermos. Uma vez que Deus criou todas as coisas, Ele é digno de toda a glória.
Nenhum de nós tem oferecido a Deus, por meio de nossa vida, a glória que Ele merece. Esse é o pior pecado e o maior engano que podemos cometer. Entretanto, viver para a glória do Senhor é a maior realização que podemos alcançar em nossa existência. Deus diz: “ Todos eles são o meu próprio povo; eu os criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza” (Isaías 43.7). Logo, esse deve ser o objetivo supremo de nossa vida.
- Como posso glorificar a Deus?
Jesus disse: “Eu te glorifiquei na terra, fazendo tudo que me mandaste fazer” (João 17.4). Jesus glorificou a Deus cumprindo seu propósito neste mundo. Nós honramos o Senhor da mesma forma. Tudo na criação glorifica a Deus quando cumpre seu propósito. Os pássaros glorificam a Deus ao voar, gorjear, ao fazer um ninho e ao realizar outras atividades próprias dos pássaros, conforme Deus tinha planejado. Mesmo uma humilde formiga rende glória a Deus quando cumpre o propósito para qual foi criada. Ele fez as formigas para serem formigas, e você para ser você.
Existem muitas formas de dar glória a Deus, mas elas podem ser resumidas nos cinco propósitos que Ele estabeleceu para a sua vida.
- Damos glória a Deus quando ao adorá-lo
Adorar é nosso primeiro dever para com o Senhor, e o adoramos ao apreciá-lo. Ele deseja que nossa adoração seja motivada por amor, ação de graças e prazer e satisfação, não obrigação.
John Piper observa que “é quando estamos mais satisfeitos em Deus que Ele é mais glorificado em nós”.
Adorar é muito mais que louvar, cantar e orar a Deus. É um estilo de vida que compreende apreciar a Deus, amá-lo e oferecer a nós mesmos para o cumprimento de seus propósitos. Quando usamos nossa vida para a glória de Deus, tudo o que fazemos pode se tornar um ato de adoração.
- Damos glória a Deus quando ao amar outros fiéis
Seguir a Cristo não significa apenas acreditar, mas também pertencer e aprender a amar a família de Deus. Paulo disse: “ Aceitem uns aos outros, da mesma forma em que Cristo nos aceitou; assim, Deus será glorificado” (Romanos 15.7).
É sua responsabilidade aprender a amar como Deus ama, porque Deus é amor, e isso confere honra a Ele.
- Damos glória a Deus quando nos tornamos como Cristo
Depois que nascemos na família de Deus, Ele nos induz à maturidade espiritual. E o que seria isso? Maturidade espiritual significa tornar-se como Jesus na forma de pensar, sentir e agir. Quanto mais você desenvolve o caráter cristão, mais glorifica a Deus.
- Damos glória a Deus servindo os outros com nossos dons
Deus dotou cada um de nós com talentos, dons, capacidades e habilidades exclusivas. Sua vocação não é um acidente. Deus não lhe concedeu essas habilidades para propósitos egoístas, e sim, para benefício de outras pessoas, assim como outros receberam habilidades para beneficiar você. A Bíblia diz: “Deus concedeu dons a cada um de vocês, de sua grande variedade de dons espirituais. Administre-os bem, para que a generosidade de Deus flua por meio de vocês (...) Vocês são chamados para ajudar os outros? Ajudem com toda força e energia com que Deus os capacitou. Assim, Deus será glorificado” (1 Pedro 4.10 / 2 Coríntios 8.19).
- Damos glória a Deus falando Dele à outras pessoas
Deus não quer que o amor e os propósitos Dele sejam mantidos em segredo. Depois que conhecemos a verdade, Ele espera que a compartilhemos com os outros. É um enorme privilégio poder apresentar Jesus às pessoas, ajudando-as a descobrir o propósito da vida delas e preparando-as para o destino eterno.
-------------------------------------------
QUAL SERÁ O OBJETIVO DE SUA VIDA?
Viver o restante de sua vida para a glória de Deus exigirá uma mudança em suas prioridades, agenda, relacionamentos, etc., e algumas vezes significará pegar o caminho mais difícil, não o mais fácil.
Esse é o momento de definir essa questão: “ Para quem você irá viver: para você mesmo ou para Deus?”. Você pode hesitar, imaginando se terá forças para viver para Deus, mas não se preocupe. Deus lhe dará tudo o que for necessário, se você apenas fizer a escolha de viver por Ele.
Neste exato momento, Deus o está convidando a viver para a glória Dele, cumprindo os propósitos que Ele estabeleceu para você. Essa é realmente a única maneira de viver. Qualquer outra coisa, é apenas existir.
A verdadeira vida começa quando você se compromete inteiramente com Jesus Cristo. Se você não está seguro de já ter feito isso, tudo que precisa é receber e acreditar. A Bíblia promete que “aos que receberam, aos que creram em Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12). E quanto à você? Vai aceitar a oferta de Deus?
Em primeiro lugar, creia. Creia que Deus o ama e o criou para um propósito. Creia que você não é um acidente. Creia que você foi feito para ser eterno. Creia que Deus o escolheu para ter um relacionamento com Jesus, que morreu na cruz por você. Creia que, não importa o que você fez no passado, Deus quer perdoá-lo.
Em segundo lugar, receba. Receba Jesus em sua vida como seu Senhor e Salvador. Receba o perdão dos pecados. Receba o Espírito, que o capacitará a cumprir o propósito de sua vida.
Onde quer que você esteja neste momento, convido-o a inclinar a cabeça e em voz baixa fazer a oração que mudará seu destino eterno: “Jesus, eu creio em você e o recebo”.
Se você fez essa oração com sinceridade, parabéns! Bem-vindo à família de Deus! Você agora está pronto para descobrir e começar a viver o propósito de Deus para a sua vida. Recomendo que você fale sobre sua decisão a alguém, pois precisará de apoio.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pensando sobre Meu Propósito de Vida
- Tema para reflexão: Tudo isto é para Ele.
- Versículo para memorizar: “Todas as coisas vêm única e exclusivamente de Deus. Tudo vive por seu poder, e tudo é para a sua glória. A Ele seja a glória para todo o sempre” (Romanos 11.36).
- Pergunta para meditar: Em que parte de minha rotina posso estar mais consciente da glória de Deus?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oração
“Deus, eu creio que o Senhor me ama e me criou para um propósito, que não sou um acidente, creio que fui feito para ser eterno e creio que o Senhor me escolheu para ter um relacionamento com Jesus, que morreu na cruz para me salvar.
Jesus, eu Te recebo em minha vida como meu Senhor e Salvador. Perdoa meus pecados e faz morada em mim. Amém!”
Como é maravilhoso escolher viver para Deus! Como Rick Warren fala no texto acima, muitas vezes isso significará pegar o caminho mais difícil, mas acredite...vale a pena.
Desde quando decidi verdadeiramente viver por Cristo e para Cristo, tenho vivido o sobrenatural de Deus. Tive experiências que não trocaria por nada neste mundo. E minha oração para Deus é que hoje você também decida viver por Cristo. :)
Finalizo mais um dia de devocional com o coração cheio do Espírito Santo de Deus… Que honra poder servir a Cristo!!!
Lembre-se: “Quando usamos nossa vida para a glória de Deus, tudo que fazemos pode se tornar um ato de adoração”. \0/
Que seu dia seja repleto de alegrias, paz e principalmente, que seja repleto da glória do Senhor!
Bjos e até nosso próximo devocional.
Rosilene
Data: 17-04-2025 09:04
Autor: Extraído do Livro de Rick Warren

